Quem nunca ouviu falar do Saint Patrick’s Day, ou dia de São Patrício? Muito provavelmente você conheça como a festa que tem cerveja verde. Sim, isso é verdade, mas você sabe afinal, o que é o St. Patrick’s Day?

A festa é comemorada na Irlanda como uma homenagem a São Patrício ou St. Patrick’s, o padroeiro do país. Ele foi um Sacerdote Cristão até o dia em que se tornou Bispo. Quando adolescente St. Patrick`s foi escravizado e levado para a Irlanda, após cerca de seis anos servindo como escravo, conseguiu escapar e anos mais tarde retornou para o país como missionário. Durante esse período desempenhou um papel muito importante na história da igreja, pregando Cristianismo.

No dia 17 de março, aniversário da morte do santo, todos querem ser irlandeses, com celebrações que remetem à cultura e às cores da Irlanda. As pessoas se vestem e se pintam de verde, degustam a típica culinária irlandesa e bebem cerveja. Comemorar em um clássico pub irlandês também faz parte do ritual de celebração.

Em Dublin, a festa dura cinco dias e o seu ponto alto é um desfile que reúne mais de meio milhão de pessoas no dia 17 de março. O Saint Patrick’s Day ganhou tanta força nas comunidades irlandesas mundo a fora e passou a ser celebrada em diversos países, como no Brasil.

O trevo, o verde e o duende no dia de Saint Patrick’s

Saint Patrick's Day

 

Na época em que fazia a evangelização, o Bispo usava o trevo verde de três folhas para explicar sobre a Santíssima Trindade. A cor verde, no dia de Saint Patrick’s, ficou mais popular após a rebelião Irlandesa, em 1798. Com o intuito de chamar atenção e serem ouvidos, durante o protesto no dia 17 de março, os soldados vestiram roupas verde. Essa ação repercute até hoje e usar a cor verde significa “vestir o trevo”, fazendo referencia ao trevo verde e aos soldados rebeldes. Além disso, como a celebração ocorre pouco dias antes do inicio da primavera no hemisfério norte, acredita-se que a cor verde também faz referencia ao verde da estação.

Já a figura do Duende nem sempre foi tão popular no dia de St. Patrick’s. Segundo o folclore celta, o pequeno ser de barba ruiva é traiçoeiro e fará de tudo para proteger seu tesouro enterrado no pé do arco iris. No entanto o personagem começou a fazer parte das festividades em 1959, quando a Walt Disney Pictures lançou um filme que apresentava um duende simpático e alegre, bem diferente daquele do folclore celta, e que aos poucos foi sendo assimilado á Irlanda e ao dia de St. Patrick’s.

A cerveja verde de Saint Patrick’s

Saint Patrick's Day

A cerveja tem sua marca registrada no St. Patrick’s Day, mesmo que muitos prefiram comemorar o dia com um uísque irlandês, a cerveja é a bebida mais procurada, principalmente a Green Beer (cerveja verde), feita adicionando-se corante verde à cerveja de sua preferência.

Está aí um bom motivo para celebrar a semana e beber boas cervejas. Basta encontrar um lugar que esteja comemorando o dia (muitos bares e pubs promovem eventos temáticos), ou fazer a sua própria celebração.

Quer aproveitar a data? No site do Clube temos um departamento inteiro recheados de cervejas boas! Além disso alguns produtos estão com o selo da promoção dourado, isso significa que estão com super descontos! Basta encontrá-los AQUI!

Fonte: Morado, Ronaldo. Larousse da cerveja (p. 95). Alaúde. Edição do Kindle.

  • Mar 20, 2020
  • Categoria: Aprenda
  • Comentários: 0
Deixe um comentário

Os comentários deverão ser aprovados antes de serem publicados.