Você já observou que algumas marcas Você já observou que algumas marcas apresentam suas cervejas com estrela no rótulo? Algumas conhecidas incluem a Heineken, Estrella Galicia, Estrella Damm, entre outras, que também levam a palavra “estrela” em seu nome.

Mas isso não é uma coincidência e também não é uma referência a qualidade da bebida. As origens remontam à Idade Média. Na época a produção da cerveja era totalmente artesanal, feita pelos mestres cervejeiras donos das receitas, e vendidas nas suas próprias casas mesmo.

Nesse período poucas pessoas sabiam ler e escrever, a taxa de analfabetismo era altíssima. Então, símbolos eram usados nas portas para identificar o tipo de produto que era vendido naquele local. Cada símbolo representava um tipo de negócio e a estrela, geralmente de seis pontas, era o dos cervejeiros.

Afinal, o que é o St. Patrick’s Day?

Mas você deve estar se perguntando, afinal de contas, por que usar uma estrela como símbolo para representar os cervejeiros? Não seria mais comum usar algo que remetesse a bebida como, por exemplo, um ramo de malte?

São várias as teorias acerca do tema, porém a mais aceita diz que as pontas da estrela representam os ingredientes fundamentais para o preparo da bebida: água, malte, lúpulo, levedura e, inclusive, o próprio mestre cervejeiro.

Uma outra que também é bastante difundida sugere que as pontas da estrela significam os passos básicos da produção: produção do malte, cozimento do mosto, fermentação, maturação, acondicionamento e novamente a fermentação (se a cerveja passar por dupla fermentação).

Mas, mais do que saber o que as pontas da estrela representam, agora você descobriu, por que muitas cervejas possuem uma estrela em seu logo. Um símbolo que foi importante nos primórdios da comercialização da bebida no mundo.

Cheers!

 

Fonte: www.huffpostbrasil.com

  • Mar 20, 2020
  • Categoria: Aprenda
  • Comentários: 0
Deixe um comentário

Os comentários deverão ser aprovados antes de serem publicados.